Encontro do Samba de Roda.
A diversidade cultural do Acupe, no recôncavo baiano é realmente única. As apresentações que existem naquela localidade, são um verdadeiro “Contar de Historias e Tradições”. Fiquei bastante impressionada com uma festa que acontece lá, desde 2010, no último domingo do mês de julho. Estou me referindo ao ENCONTRO DO SAMBA DE RODA. Onde em 2012, eu tive o privilegio de participar e como não seria diferente, me surpreendeu pela diversidade cultural. Foram mais de treze grupos de samba, vindos de várias partes do Recôncavo Baiano, e ainda de outras regiões da Bahia.
Estavam presentes grupos de Samba Chula e Samba Corrido. Como também as apresentações dos Grupos Mirins, que deram uma verdadeira aula de samba e molejo. Sem falar nos músicos e repentistas, que entonavam o pandeiro e o cavaquinho em um ritmo contagiante e que não tinha como ficar parado. Seduziam-nos a entrar na roda.
Dona Joanice. |
No primeiro ano que aconteceu esse encontro, foi em Praça Publica, bem no centro de Acupe, também já aconteceu na Sede da Colônia dos Pescadores. Em 2012, as apresentações foram concentradas e realizadas em um espaço cultural chamado Casa das Marisqueiras, onde o espaço já não comporta mais a proporção da grandiosidade desse evento, pelo aumento de pessoas que vem para se apresentarem e também para prestigiar o Encontro do Samba.
A frente desse evento vem dona Joanice Fernandes Da Silva Santos, uma verdadeira guerreira, que luta para não deixar o “Samba Morrer”, sem apoio, contando somente com a colaboração de alguns comerciantes e alguns amigos da comunidade, ela defende a cultura e busca passar para a nova geração conhecimentos dessa tradição secular, como forma de socialização, tanto trazendo grupos de fora, como também levando o Acupe para as “Rodas de Samba do Mundo”.
Obra protegida por direitos autorais.
Veja também:
Gostou?
Twittar
Participe!
Deixe Seu Comentário
Siga-nos no Twitter
Curta-nos no Facebook
Atualize-se por Email
1 Comentário:
Sou Evany - evanyartes @hotmail.com - 71992454786 - pesquisadora de patrimonio cultural - graduanda Museologia UFBA.
Por favor gostaria de saber quantas foram as edições e os respectivos anos do Encontro de Samba de Roda do Recôncavo e também o contato de Joanice. O que tenho chama e não é atendido. Tento desde o ano passado, em vão.
Postar um comentário
Você gostou? Tem uma opinião? Deixe seu recado aqui!