As Marisqueiras Do Acupe
As marisqueiras do Acupe são mulheres fortes, valentes, que levantam ainda de madrugada e seguem o caminho para o mar. Com baldes na cabeça, entoa em uma cantoria, com se fossem saudar o “velho mar”. Enfrentam o vento, o sol, a chuva, e o choro de suas crianças, mas mesmo assim elas seguem para o mar... Vai “labutar”. São as marisqueiras de Acupe!
Mulheres guerreiras, decididas em terra ou em mar. Pegam suas canoas com força e coragem para irem a busca de seu sustento, seu alimento, do leite, do pão... Sustentam suas famílias! “grandes mulheres danadas”! Muitas nascidas e criadas na barra das saias de suas mães, que desde pequeninas, aprendiam a arte de mariscar, respeitando o velho mar!
Uma pesca artesanal, cultivada e repassada por gerações. Mulheres batalhadoras... Muitas vezes o “a cumeeira” de suas casas e sustentam famílias inteiras com sua “nobreza de catar”... Hoje elas querem muito mais do que ser simplesmente citadas em versos e prosas; elas querem respeito e valorização. Querem se fazer ouvir ecoando, através de sua associação: “ouro do mar”!
Marisqueiras do Acupe!
Guerreiras!
Valentes!
Mulheres do mar!
Obra protegida por direitos autorais.
Gostou?
Twittar
Participe!
Deixe Seu Comentário
Siga-nos no Twitter
Curta-nos no Facebook
Atualize-se por Email
3 Comentários:
Sinceramente, nao.
SINCERAMENTE, SIM!!!!
Muito legal
Postar um comentário
Você gostou? Tem uma opinião? Deixe seu recado aqui!