A Caipora
Também chamada de caapora, é um personagem presente no folclore brasileiro, figura mitológica da cultura dos senhores do litoral, os tupinambás considerados os avós da descendência tupi que viviam também em Acupe.
Quando as pessoas se dirigiam as matas, capoeira ou manguezais, a primeira coisa que se preocupavam em fazer era levar um pequeno pedaço de fumo de corda ou rolo e uma garrafa com cachaça, depositada como presente no primeiro toco de árvore encontrado para agradar a caipora. O objetivo era que ela lhe abrisse os caminhos no mato, conduzindo a uma boa caçada e ao mesmo tempo não lhe fechando o mesmo, devido ao costume de desorientar e fazer as pessoas se perderem na mata.
A caipora em uma de suas formas é um pequeno índio de cor morena, as vezes nú ou de tanga, que gosta de fumar cachimbo e adora uma cachaça. É o protetor das caças, das matas e florestas, reina sobre os animais, protegendo as fêmeas e seus filhotes. Castiga os caçadores que matam por diversão ou ganância, surgindo entre as moitas, montada em um enorme porco do mato e as vezes seguido por um cachorro. seu nome é sinônimo de azar.
Obra protegida por direitos autorais.
Gostou?
Twittar
Participe!
Deixe Seu Comentário
Siga-nos no Twitter
Curta-nos no Facebook
Atualize-se por Email
Comentários:
Postar um comentário
Você gostou? Tem uma opinião? Deixe seu recado aqui!